Oficina no SESI - Campinas

por Angélica Brotto

O Coletivo Fabulografias partilhou uma oficina de poemas-imagens no SESI Campinas, entre os dias 13 e 14 de novembro. O tema “Literatura africana em língua portuguesa” entrelaçou em um grupo, de aproximadamente dez pessoas, muitas possibilidades de re-criações e contatos com a memória de Áfricas passadas e presentes.



Partindo de chamados, que nascem de questões atuais sobre as africanidades vivenciadas no Brasil foi possível estabelecer conexões entre o sensível, que tocava a cada um dos participantes, em significados múltiplos. Assim, as atividades resultaram em diversas leituras do tema, a partir de foto-imagens, poemas, sons, filmes, história e uma deliciosa roda de prosa.





No primeiro dia foi disposto um banquete de imagens e poesias, um convite à interação com a criação do grupo, o movimento foi fecundo, de muita atividade imagética. Já, no segundo dia, foi possível conversar mais a respeito da poesia africana, per- passando pelas linhas de sua historicidade e composições. Ao final, o grupo assistiu ao filme “Cartas para Angola”, seguindo de um debate, misto de conversas poéticas, ao sabor dos rastros históricos e vivências de cada um.




Nenhum comentário:

Postar um comentário