Quem somos

O interesse pelo estudo e discussão de questões relativas ao direito, às variações e as apropriações singulares da leitura e a aproximação com o Movimento Brasil Literário (MBL) nos animaram, em 2013, à criação do Núcleo de Leitura da Associação de Leitura do Brasil. O Movimento por um Brasil Literário, iniciado pelo Manifesto do escritor Bartolomeu Campos de Queirós em 2009, é um espaço plural que articula pessoas, organizações sociais e movimentos engajados em ações concretas em defesa pelo direito de todos à literatura (www.brasilliterario.org.br).

O Núcleo de Leituras daALB possibilita o contato de jovens de escolas públicas e de comunidades não-escolares com as dimensões estéticas da literatura e das artes visuais e estimula a criação com palavras e imagens, em especial, com a poesia e com a fotografia.

O Núcleo articula-se com grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, com ações governamentais, de escolas, de associações civis e coletivos de artistas na organização de encontros para experimentações com imagens e textos.

Há dois anos o Núcleo em parceria com o Projeto Fabulografias (projeto de extensão da Faculdade de Educação – Unicamp) debruça-se sobre o tema das africanidades a partir da leitura de obras poetas afro-brasileiros e africanos, exercícios de fotografia, criação de textos poéticos, oficinas de criação de cartões postais, exposições e saraus culturais.


Oficina no Centro Cultural Casarão - novembro/2013

Exposição-oficina na Moradia Estudantil da Unicamp - abril/2014

Sarau no bosque do DIC I e Casa de Cultura Andorinhas com gruopo Savuru e Voz Ativa - maio/2014

Curso no SESI - novembro/2014

Curso no SESI - novembro/2014

Curso no SESI - novembro/2014



Curso no SESI - novembro/2014
Exposição-oficina no Museu da Imagem e Som Campinas - novembro/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário